Como manter a vida sexual ativa na terceira idade?

Antes de mais nada, precisamos falar sobre o tabu que existe em torno da vida sexual dos mais experientes. O sexo pode ser muito diferente nesta fase. Mas, se engana quem pensa que os idosos não podem ter uma vida sexual ativa!

Apesar das mudanças que ocorrem no corpo, a chegada da idade não é motivo para deixar os prazeres da vida de lado. Pelo contrário, a sexualidade é um fator importante para uma vida saudável – proporcionando inúmeros benefícios tanto para a mente, quanto para o corpo.

Pensando nisso, listamos algumas medidas que podem ajudar a deixar esse tabu de lado e a melhorar o prazer da relação íntima para quem tem idades mais avançadas.

Informe-se

Atualmente existem diversos materiais disponíveis que ajudam pessoas a descontruir preconceitos relacionados à sexualidade. Você estar aqui conosco, já demonstra interesse, então por que não ir mais a fundo?

A conversa entre o casal também é importante. Afinal, ambos precisam estar totalmente à vontade e confortáveis com a decisão de manter a vida sexual em atividade.

Caso haja algum tipo de inibição sobre o assunto e não desejem conversar sobre o assunto de forma aberta, procurem um papo de forma mais indireta, mostrando passagens dos livros ou comentando algo que acharam legal.

Dê tempo ao tempo

Até em idades menos avançadas pode ser difícil “chegar lá”. À medida que envelhecemos, é natural que nossos reflexos sexuais fiquem mais lentos. Por isso, a dica é deixar rolar – investir mais tempo e paciência pode te levar a novos lugares e experiências.

O principal é entender que os corpos sofreram alterações e que, juntos, precisam se adaptar. Para isso, nada melhor do que se conhecer muito bem, entender quais são suas novas possibilidades e, claro, não se comparar com a capacidade que você tinha aos 20 e poucos anos de idade.

Invista em preliminares

As preliminares são muito importantes para instigar ainda mais o desejo. Nesse momento, todas as possibilidades podem ser exploradas – é a oportunidade de se libertar e preparar o corpo. Portanto, não tenha pressa para realizar a relação sexual com penetração.

Muitos terapeutas indicam técnicas de contato sensorial para recuperar a intimidade física, sem sentir pressão. A ideia aqui é que o casal toque um ao outro enquanto se concentram cada um em suas próprias percepções.

E lembre-se sempre! As preliminares não acontecem somente na cama. Apostar em atividades que proporcionem calma e bem-estar, também são uma boa escolha. Vale sair para jantar, tomar uma bebida mais relaxante, ouvir um pouco de música…

Valorize o afeto

O sexo às vezes pode vir isolado de afeições amorosas, mas, em uma relação estável, ele quase sempre está ligado ao carinho entre o casal. Na terceira idade, valorizar o afeto existente entre, pode favorecer também as relações sexuais.

No dia a dia do casal, beijos e abraços inesperados podem ser uma forma de manter os vínculos físicos e emocionais das duas partes, evitando qualquer tensão e proporcionando momentos mais leves e de conexão na hora h.

Acessórios podem ser um ótimo aliado

Deixar a rotina de lado e experimentar algo novo sempre é muito bem-vindo nas relações sexuais, principalmente para o sexo na terceira idade. Os sex toys, como são chamados, também podem ajudar muito na relação dos mais experientes, aumentando o prazer em algumas posições.

Em nosso blog temos um artigo que trata sobre o assunto: Como incluir artigos eróticos na relação

 

Caso a situação não melhore com essas pequenas atitudes, não se desespere! Procure uma opinião médica, profissionais da área da saúde – ou até mesmo terapeutas sexuais – podem identificar o motivo e ajudar o casal a retomar uma vida sexual ativa e saudável.

×