Meu relacionamento caiu na rotina. O que fazer?

Por mais que alguns digam que o relacionamento cair na rotina pode ser prejudicial ao casal, essa é uma fase de estabilização e que faz parte do processo.

Segundo o neurocientista Pedro Calabrez, o começo da relação é o momento mais fácil para o casal, pois é o momento da paixão – um estado de grande motivação e prazer. Quando estamos apaixonados, ocorre a liberação de hormônios como ocitocina e vasopressina, responsáveis pelo apego.

Contudo, outra característica da paixão, é que ela é passageira – os seus efeitos duram em média de 12 a 24 meses. E é nesse momento, que entramos na fase de estabilização. Nessa fase, há a crença, inconscientemente, de que não é mais preciso conquistar o outro, pois a convivência dá a impressão de que o outro sempre estará presente. E é aí, que podemos ter a sensação de que o relacionamento caiu na rotina.

O termo “cair na rotina” que dizer, principalmente, que o relacionamento sucumbe à rotina do casal, e os momentos especiais a dois, passam a ser mais raros. E apesar, como já citado, de ser uma fase “normal” ao casal, se acomodar nessa situação pode trazer frustações, já que a rotina contribui para o esfriamento da relação.

E como evitar que essa fase seja prejudicial ao casal?

Primeiramente, antes de sair da rotina, é importante que o casal queira essa mudança, certo? Dito isso, é preciso deixar claro que tirar um relacionamento da rotina demandará esforço. Relacionamentos acomodados são como uma engrenagem parada a muito tempo, dessa forma, voltar a movimentá-la exigirá esforço e demandará tempo.

Se você está passando por esse período com o seu parceiro(a), separamos abaixo alguns passos de como tirar o seu relacionamento da rotina e melhorar a relação com algumas atitudes simples:

Comunicação

Ok, pode parecer básico, mas a comunicação funciona! Resolver alguns obstáculos é fundamental para manter um relacionamento saudável. É por meio do diálogo que resolvemos a maioria dos problemas de forma conjunta. E lembre-se, conversas difíceis fazem parte da relação.

Surpreendam

Gestos simples podem ajudar a movimentar a engrenagem da relação, como deixar um bilhetinho romântico pregado no espelho do banheiro ou um café da manhã especial na cama. Outras atitudes mais elaboradas também podem ser tomadas, como mandar flores ou comprar presentes.

Lembre-se sempre: não é preciso datas especiais para surpreender a pessoa que você ama, certo?

Experiências

Quando um casal já convive a muito tempo, fica cada vez mais difícil vivenciar experiências novas, não é mesmo? Errado! Não é difícil dar sugestões novas e perguntar o que o outro gostaria de fazer de novo – use da sua criatividade. Aqui, podemos também retomar alguma atividade antiga ou até mesmo conhecer lugares novos. Viagens a dois costumam renovar a energia do casal.

Sexo

Aumente a frequência e qualidade do sexo. Para um relacionamento saudável, é fundamental estar em sintonia e sair do modo automático. Então, que tal explorar todas as possibilidades e ousar na hora H? Novos lugares, novas posições, novos prazeres! Conversem sobre o que gostam e o que gostariam de experimentar.

Extra: apesar de serem vistos por muitos como tabu, os produtinhos de sexy shop podem ser grandes aliados para inovar e garantir momentos de intimidade ainda mais prazerosos.

Planos

Você sabia que fazer planos para o futuro proporciona adrenalina para o seu relacionamento? Isso não quer dizer que vocês precisam planejar um casamento, ou filhos. Vocês podem organizar uma viagem de férias, uma fuga de final de semana ou fazer programas inéditos ao casal.

 

Ou seja, vemos aqui que para um relacionamento saudável, é preciso entender que teremos fases, mas que com pequenas atitudes, podemos sim, passar por essas fases sem colocar a relação em risco.

Continue por aqui e aproveite para ler: 04 dicas para surpreender na relação

×