Não parece, mas é! Frases para não falar às pessoas LGTBQIA+

Todos os anos, o mês de junho é marcado pelo movimento Orgulho Gay e é uma deixa para falarmos sobre o desafio que pessoas LGBTQIA+ ainda têm para viver de forma livre e serem respeitados.

Embora todos sejamos iguais e temos direitos iguais. Isso não se aplica à comunidade LGBTQIA+ e infelizmente, muitas vidas ainda são perdidas para o desrespeito e intolerância. Para se ter uma ideia, a expectativa de vida de uma pessoa trans é de 37 anos, enquanto a média das pessoas em geral é de 75 anos.

Você pode pensar que se você não é uma pessoa trans, você não tem nada a ver com isso. Bem, é um direito que você tem não se envolver nessa luta, mas tem o dever de respeitar. Será que respeita?

O grande problema é que pensamentos intolerantes estão enraizados em nós e muitas vezes nem percebemos que estamos fazendo algo que ofende o outro. É bem comum usarmos algumas falas, por exemplo, que despertam sentimentos dolorosos, mas são comuns – vistas sem maldade pelas pessoas em geral.

Pensando nisso, em como falamos coisas que para muitos são inofensivas, mas desrespeitam e agridem pessoas LGBTQIA+, selecionamos alguns exemplos para entendermos o que há de mal nessas frases. Vamos ver!

Frases que não parecem preconceituosas, mas são

Como você lidou com o seu homossexualismo?

O erro nessa frase não está na pergunta, mas sim no termo “homossexualismo”. O correto é homossexualidade, uma vez que a outra maneira, com o “ismo” faz referência a algo anormal. E não há nada de anormal nas diferentes orientações sexuais das pessoas.

Agora, sobre a pergunta de descobrir a homossexualidade, você precisa ter muita intimidade para fazê-la. Caso contrário, esse assunto a própria pessoa irá lhe contar, se achar necessário e se sentir confortável para isso.

É só uma brincadeira, uma piada

Muitas pessoas da comunidade LGBTQIA+ têm histórias de vidas difíceis e sofridas. Às vezes, uma brincadeira feita pode trazer à tona sentimentos ruins à pessoa. É a velha história, que vale para todas as pessoas: o que para você pode ser bobo e engraçado, para o outro não.

Na dúvida, é melhor deixar a piada passar.

É o meu direito de liberdade de expressão

Sim, todos temos direito à liberdade de expressão. Porém, muitos esquecem que liberdade tem limite. É onde começa a do outro.

Se ao expressar seus sentimentos, você irá ofender, isso não é exercer um direito. 

Inclusive, esse pensamento vale não só para o que falamos contra pessoas LGBTQIA+, mas também falas com teor racista, de ódio e preconceito contra qualquer pessoa.

Não tenho preconceito, até tenho amigos que são gays

Até se entende a intenção da frase, mas se pensar bem, verá que ela mesma indica preconceito. Por que categorizar os amigos?

Ser gay é normal, então é claro que você terá amigos gays, assim como héteros.

Você nem parece ser gay

Essa ideia de que gay é aquele estereótipo já batido precisa ser deixada de lado. Gays são pessoas e pessoas são diferentes, cada uma com seu jeito. Não há regra! 

Você não precisa sair contando para todo mundo

Enquanto tem quem ache que as pessoas LGBTQIA+ precisam se apresentar contando seu histórico sexual, outros acham um absurdo elas falarem publicamente sobre suas orientações. 

Novamente, se elas quiserem contar, irão. Isso é uma decisão apenas da própria pessoa.

Eu respeito, mas não precisa se beijar em público

Você pensa isso quando vê um casal hétero se beijando na calçada? A maioria das pessoas, com certeza responderão que não. Então, porque ser diferente quando são outros casais?

O mesmo direito que héteros têm, os LGBTQIA+ também têm para demonstrar afeto em público.

É só não dar em cima de mim que está tudo bem

Nossa, que autoestima! Mas, calma lá. Não tem sentido em achar que, só pela orientação sexual, alguém irá te agarrar ao te ver.

Tudo bem ser lésbica, mas não precisa se vestir que nem homem

Primeiro de tudo, aos desavisados, há muitos artigos masculinos que são usados por mulheres.

Estilo é algo que não se discute. E, o mais importante é que, felizmente, temos a liberdade de nos vestirmos como quisermos.

Ninguém tem que ditar a forma do outro ser. Você gosta que alguém diga como você deve se vestir? Que coisa controladora e chata!

Que desperdício você ser gay

Desperdício de que? Se a pessoa não fosse gay, ela estaria “garantida” a alguém? Quem está perdendo ou ganhando com a orientação sexual da pessoa? 

Essa frase, bem comum de se ouvir, não tem sentido nenhum. Você não fala isso nem para uma pessoa hétero casada, por exemplo. É desagradável, independentemente da orientação sexual da pessoa.

Quem é o homem da relação?

As posições de homem e mulher acontecem em uma relação hétero. Outros tipos de relações não precisam se encaixar nisso.

Existe um termo, o heteronormatismo, que explica bem o que há de mal em perguntas “quem é o homem/mulher da relação”. Ele considera que a única relação que existe é a entre homem e mulher e o restante tem “ser encaixado” no molde da relaçao hétero. Um casal de mulheres não significa que uma precisa assumir “o papel” de homem.

Estamos em 2021 e há muitos tipos de relações. Essa frase já perdeu o sentido faz tempo!

Bissexual nada, tem que escolher um lado

Todos somos livres para amarmos e nos relacionarmos com quem nos causa bons sentimentos. Para isso, não é preciso escolher um gênero. Também, não significa que a pessoa é confusa em relação à sua sexualidade. 

Há quem ame pessoas independentemente de gênero e o que importa é que as pessoas se amem e se respeitem. Ninguém tem o direito de julgar errada a forma de amar de outras pessoas.

Como vou explicar para os meus filhos?

Bem, as crianças merecem uma explicação do mesmo modo que recebem ensinamentos sobre tudo. A homossexualidade faz parte da sociedade, não há nada de errado ou proibido e é dever de todos encarar com a população LGBTQIA+ com naturalidade.

É essa naturalidade uma das principais buscas do movimento LGTBQIA+. 

Quanto mais crianças forem educadas a respeitar todas as pessoas e souberem que pessoas LGBTQIA+ são pessoas comuns, o futuro certamente será melhor.

Sempre quis ter um melhor amigo gay

Frase clássica de mulheres que consideram valiosa a amizade com um homem gay pelos “benefícios” que terão. Aquela velha ideia de que eles irão dar dicas de como conquistar os homens, ajudarão a montar look e maquiagem, etc. Mais um pensamento estereotipado que precisamos deixar de lado.

E se você tem amigos só pela vantagem que pode tirar dessas amizades. Precisamos dizer que você não tem amigos de verdade!

 

Ninguém nasce sabendo de tudo. Bem pelo contrário, a maioria das pessoas cresceram em meio a pensamentos preconceituosos e intolerantes. Entendemos a difícil tarefa que é mudar ideias tão enraizadas em nós. Mas precisamos fazer um esforço!

Por isso, resolvemos trazer essas simples frases, que não são difíceis de ouvirmos e falarmos. Assim, entendermos melhor como o preconceito está em nossas vidas sem que percebamos.

Saber disso ajuda a agirmos com mais respeito com o outro e a pensar no poder que nossas palavras podem ter.

Se ofendeu, peça desculpas e entenda onde faltou empatia e respeito da sua parte.

Você não gostaria de ser ofendido a torto e à direita só por você ser quem é, não é mesmo? É isso que a comunidade LGBTQIA+ não aguenta mais viver. 

Vamos começar pelas pequenas ações para ajudar a quebrar os preconceitos?

×