Massagem tântrica: o que é, benefícios e como fazer

A massagem tântrica é uma prática milenar que, ao contrário do que muitos pensam, não se resume especificamente ao sexo, mas sim, ao despertar de zonas de prazer desconhecidas ou adormecidas – além de potencializar a sensibilidade em áreas já conhecidas.

A técnica, nascida na Índia e com mais de 5.000 anos de existência, é mais que uma massagem tradicional. Seu objetivo não é relaxar os músculos ou aliviar tensões, mas excitar o sensorial do corpo inteiro, promovendo um novo entendimento sobre o prazer.

Aqui, estamos falando de autoconhecimento. Terapeutas explicam que a massagem tântrica é uma experiência de contato consigo mesmo. Uma prática que ressignifica o prazer, através de toques que percorrem todo o corpo (incluindo os genitais). A técnica é baseada na crença de que todo nosso corpo é erógeno, ou seja, que todas as partes do corpo são capazes de sentir prazer.

Muitas vezes, até pelo limitado conhecimento que nos é dado quando o assunto é sexualidade, acabamos por nos limitar ao óbvio, atribuindo o ápice da satisfação sexual aos órgãos genitais, já que através deles atingimos o orgasmo. O tantra, propõe uma revisão dessa ideia, entendendo que o corpo inteiro é um convite ao prazer.

Mas quais são os reais benefícios da prática?

Já falamos aqui sobre o autoconhecimento, porém podemos complementar com: conexão. A massagem tântrica, além de trazer benefícios próprio, no equilíbrio entre mente, corpo e espírito, também proporciona uma maior conexão entre casais. O tantra envolve o entrelaçamento de energias, e o toque e carinho envolvidos, pode ajudar a criar um ambiente de confiança e intimidade entre o casal.

A massagem tântrica também pode ajudar a aumentar a libido e a melhorar o orgasmo. Isso pode ser conseguido através da estimulação de pontos específicos no corpo, como o chakra da sexualidade, o que pode ajudar a liberar energia sexual bloqueada.

Benefícios práticos da massagem tântrica:

    1. Aumento da capacidade de sensação e prazer sexual
    2. Aumento da sensação de bem-estar
    3. Melhora a confiança e autoestima
    4. Pode auxiliar na cura de bloqueios emocionais
    5. Pode auxiliar no tratamento de disfunções sexuais
    6. Melhora a qualidade do sono

Ou seja, a massagem tântrica trabalha o gerenciamento de emoções que estão ligadas ao corpo, como traumas, bloqueios ou crenças limitantes.

Como fazer?

Profissionais

Existem profissionais da área, que são pessoas capacitadas e instruídas a realizar a prática da maneira correta, sem que você se sinta desconfortável e/ou violado – sem qualquer conotação sexual.

Aqui, acredita-se que a energia sexual é uma energia vital, que pode ser direcionada para o ato sexual, mas também para outras áreas da sua vida, como o campo dos seus sonhos ou realizações.

Em uma sessão de massagem tântrica o terapeuta ouvirá suas questões e lhe informará como a terapia tântrica contribuirá em seu processo. Para aí sim, informar e iniciar o passo a passo de toda a sessão.

Entre casais

Embora o conhecimento pleno das técnicas exija estudo — aliás, existem muitos cursos e workshops disponíveis para casais — você pode experimentar um “modo básico”, com seu parceiro, como uma estratégia para apimentar a relação e aumentar a sintonia entre casal:

Preparativos

A criatividade e improviso podem criar o ambiente ideal: utilize incensos ou aromatizadores suaves, reduza a iluminação e escolha uma música tranquila, com volume baixo, como trilha sonora. Colocar o colchão no chão, rodeado de velas aromáticas, pode ser uma excelente aposta.

Separe também alguns óleos, para facilitar o deslize dos movimentos e se quiser, lenços e plumas podem auxiliar nas sensações de toques.

Esqueça o relógio

Não existe tempo cronometrado quando você se propõe a essa prática. Não tenha pressa! O tempo aqui é aliado de vocês, quanto mais vocês se desligarem do externo e se conectarem ao momento, mais benefícios vocês terão.

Ou seja, certifique-se de que seu parceiro não terá algum compromisso que acelere o processo de vocês.

Preliminares

Assim, como o sexo, a massagem tântrica também exige preliminares – o momento em que o casal irá se preparar e se conectar com o momento. Para isso, a sugestão é que ambos fiquem nus, sentados de frente um para o outro em posição de lótus (pernas cruzadas).

O casal deverá permanecer um tempo nessa posição, sem se tocar, apenas trocando olhares. Devem buscar sintonia entre as respirações, entrando em um mesmo ritmo e, assim, aguçando a harmonia entre corpos.

Quando sentirem que estão integrados, podem se aproximar, sempre com muita calma e delicadeza, experimentando abraços e beijos desacelerados e leves.

A massagem

  • Aquele que irá receber a massagem deverá estar deitado (de bruços), enquanto quem realizará deverá buscar uma posição confortável, sentado ou de joelhos.
  • A massagem se iniciará apenas com as pontas dos dedos, então, espalhe um pouco de óleo pelas mãos, e explore cada parte do corpo do seu parceiro, com movimentos extremamente leves e sem a menor pressa.
  • Varie as formas de movimento, para que não se tornem previsíveis. Em círculos, de cima para baixo, dedilhados… Concentra-se em surpreender quem está recebendo a massagem. Aqui, caso você tenha separado algum apetrecho (tecidos e plumas), utilize-os.
  • Após passear por todo o corpo do seu parceiro, vire-o de lado e reinicie os estímulos em diferentes áreas e assim sucessivamente. Uma dica: deixe a genitália por último, essa demora proposital é o grande segredo para orgasmos mais longos e intensos.
  • Por fim, chegue aos genitais e mantenha o tato gentil, como fez nas demais partes do corpo. Não deve ocorrer penetração. É possível que tanto o homem quanto a mulher gozem nesse momento. O ideal seria não parar a massagem tântrica por aí! Especialmente no caso das mulheres — que podem ter orgasmos múltiplos num curto intervalo de tempo — a continuação dos estímulos pode ocasionar níveis de prazer inigualáveis!

 

A questão mais importante da massagem tântrica é você se permitir! A prática ajudar a desenvolver uma maior consciência do seu corpo e a melhorar a sua capacidade de sentir prazer. Além disso, pode ser uma ótima forma de melhorar a sua vida sexual e de fortalecer a sua relação com seu parceiro(a).

 

×