Maio, o mês da masturbação!

Você sabia que maio é dedicado à prática da masturbação? Conheça a história por trás dessa data!

Em 1994, a médica Joycelyn Elders ocupava o cargo de secretária da saúde dos EUA. Durante um evento da ONU sobre a AIDS, ela foi questionada sobre a masturbação na prevenção de estilos de vida sexual de risco. Em resposta, Joycelyn apontou que a masturbação é algo do ser humano, da própria sexualidade e que deveria fazer parte da educação sexual dada nas escolas.

A declaração gerou a maior polêmica. Além de criticada, Joycelyn foi demitida pelo então presidente Bill Clinton, em dezembro daquele ano.

Em maio de 95, uma empresa de vibradores e cursos sexuais, ficou sabendo da polêmica e se mobilizou em protesto à demissão da médica. Assim, levando o assunto – até então tabu – para o foco dos mais diversos debates.

Devido ao caráter emblemático deste mês em torno do tema da “masturbação” e ao viés injusto da demissão de Joycelyn, a homenagem foi criada em São Francisco e posteriormente adotada em outros estados dos EUA, onde é celebrada até hoje de várias maneiras. Enquanto alguns escolhem lutar em movimentos que promovem estudos sobre a prática em relação à vida das pessoas, outros preferem participar de uma agradável (e irresistível) maratona de masturbação em casa ou em público, conhecida como Masturbate-a-Thon, onde os participantes (maiores de idade) podem exibir suas habilidades e experiência.

Se toca!

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), apontou que cerca de 40% das mulheres brasileiras não tem costume de se tocar. O tabu em torno da masturbação feminina faz com que mulheres se sintam desconfortáveis em iniciar a prática, entretanto, médicos reforçam diariamente os benefícios biológicos e psicológicos em dedicar um tempo a si.

A masturbação promove autoconhecimento – indispensável para a busca de satisfação sexual – e quando há orgasmo, ocorre a liberação de hormônios anti-inflamatórios e imunomoduladores, que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

 

Além disso, na masturbação há a liberação de dopamina, que, além de provocar sensação de bem-estar, favorece o foco, ou seja, masturbação também pode funcionar para quando você estiver naqueles dias mais dispersos.

 

E você, já se rendeu ao amor com você mesmo?

Ah! Se for usar objetos eróticos para a prática, lembre-se de higienizá-los bem antes e depois do uso.

Confira algumas dicas para o cuidado com brinquedos eróticos

×